Hoje, é quase impossível achar alguém que não tenha passado por pelo menos uma tentativa de golpe no WhatsApp. Novas vias de ataque estão surgindo o tempo todo, enquanto a eficácia de alguns golpes faz com que eles se tornem absolutamente comuns. Por esse motivo, veja o que pode ser feito:
Não faça pagamento ou pix como pagamento adiantado
Nenhuma instituição financeira confiável solicita pagamento antecipado para liberar empréstimo. Verifique as redes oficiais da empresa, CNPJ e depoimentos (o que falam no Google). Isso também serve para empresas de outra natureza.
Não compartilhe seus dados
Jamais compartilhe seus dados pessoais como nome, CPF, endereço, dados bancários e senhas com empresas por telefone, WhatsApp, Facebook ou Instagram.
Pedido de dinheiro por WhatsApp
Golpistas estão se passando por familiares, amigos, empresas e profissionais para pedir dinheiro. É preciso analisar muito bem a situação e, antes de transferir qualquer valor, entre em contato com a pessoa ou empresa por meio de ligação, ou ainda, ligue para a polícia.
Fique atento ao enviar pix
Ao realizar transações via pix com pessoas que você não conhece, passe uma chave aleatória. Não compartilhe o seu número de telefone, e-mail ou CPF.
O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados para troca instantânea de mensagens, fotos e vídeos. Criminosos se aproveitam da falta de atenção para aplicar golpes nos usuários. E o roubo de conta e criação de perfil falso são alguns dos métodos mais conhecidos.
Os criminosos são bem convincentes: interceptam ligações, roubam dados, criam contas falsas de instituições, se passam por bancos e familiares.
Se você chegou a enviar algum valor para o criminoso, achando que era para um de seus contatos, avise a pessoa que sofreu o golpe o quanto antes. Entre em contato com o banco da conta que recebeu o valor para comunicar sobre o golpe que está acontecendo e também saber se consegue ter seu dinheiro de volta.
Desative a visualização da sua foto de perfil do WhatsApp para que apenas as pessoas que estão registradas na sua agenda como contato tenham acesso a ela, isso ajuda a prevenir que pessoas mal-intencionadas tentem se passar por você.
Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e familiares e ajude a evitar fraudes e golpes.
Por Dr. Rafael Santos OAB/SC 51.878